Com foco no auxílio a empresários e empreendedores na busca de maximizar e alavancar os resultados de seus negócios, o Business Coaching oferece um caminho que permite atingir ganhos e melhorias rapidamente, por meio do desenvolvimento de competências e estratégias empresariais.
Sendo um processo criativo, consegue instigar os envolvidos no processo, e estimular o desenvolvimento das competências, neutralizando bloqueios, superando a existência de paradigmas e/ou qualquer outro impedimento. E por estas características, estimula ainda mais a descoberta de novas estratégias e soluções.
É considerada uma nova tendência entre pequenas e médias empresas que buscam ou precisam de expressivos resultados em curto espaço de tempo, ao mesmo tempo que é também utilizada em grandes organizações, pois permite ainda novas descobertas de oportunidades e atuações no mercado.
O Business Coaching pode ser ou se tornar o centro da estratégia de qualquer organização que objetive ser bem-sucedida, extraindo o que há de melhor dentro da organização (reunião de pessoas) e organizando-os de forma a potencializar os resultados.
Dentre diversas situações, o Business Coaching pode se voltar para:
- Empoderar ações e realizações empresariais e empreendedoras;
- Criar um ambiente de insights e inovações, identificando pontos a serem melhorados e novas oportunidades;
- Gerar engajamento e melhorias na comunicação, além da melhoria no relacionamento profissional e interpessoal;
- Otimizar a formação de equipes de alta performance;
- O desenvolvimento de lideranças;
- Aprimorar a capacidade de análise e poder de decisão.
Diversos processos de Business Coaching produzem mudanças positivas e resultados duradouros, garantindo o crescimento e inovação nos negócios.
É indicado para organizações de qualquer porte e também para profissionais liberais, tais como médicos, dentistas, advogados e outros profissionais que buscam alavancar seus negócios e obter sucesso.
Em linhas gerais, o Business Coaching busca aumentar o desempenho organizacional por meio da realização de um trabalho personalizado às necessidades do próprio negócio, área ou equipe.
Destaque para algumas demandas que são comuns:
- Estabelecimento de metas e planos de ação;
- Identificação de funcionários insatisfeitos, desmotivados e isolados;
- Gerenciamento da era do conhecimento;
- Desenvolvimento de um planejamento estratégico;
- Planejamento de melhorias no relacionamento interpessoal.
Isto não significa, no entanto, que o Business Coaching possui ou se baseia apenas nestas necessidades destacadas, pois seu campo de aplicação é amplo dentro das organizações o que pode ser comprovado pelos motivadores que levam empresas a investirem em processos de Coaching. Veja alguns:
- Resultados pouco expressivos em vendas;
- Produtividade inferior ao desejado;
- Dificuldades em comunicação e relacionamentos (interno e externo);
- Mudanças organizacionais (fusões/aquisições, reinvenção do negócio, etc.);
- Equipes desmotivadas e/ou liderança ineficaz;
- Falta de metas, objetivos e foco de trabalho;
- Comportamentos inadequados da equipe, estresse, falta de comprometimento ou harmonia entre as pessoas.
O Business Coaching requer ações específicas e concretas na busca de resultados, por meio do comprometimento dos envolvidos. Diversas pesquisas indicam a efetividade dos processos:
- 77% das pessoas que passaram por um processo indicam melhora no relacionamento;
- 71% tiveram uma melhoria no relacionamento com o chefe;
- 63% tiveram uma melhoria no relacionamento com pares de trabalho;
- 61% tiveram aumento do nível de satisfação no trabalho;
- 44% acreditam que aumentaram seu comprometimento com a empresa;
Uma proposta de trabalho de Business Coaching apresentada pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, considera sete etapas para um completo e extraordinário processo de Business Coaching. Veja as etapas/níveis:
- Desenvolver a liderança;
- Criar um plano de negócios;
- Rodear-se de grandes pessoas;
- Oferecer um ótimo produto ou serviço;
- Montar um plano de marketing eficiente e eficaz;
- Desenvolver um processo de vendas eficiente e eficaz;
- Oferecer uma grande experiência de compra para o cliente;
Empresas são reuniões de pessoas e tudo o que é realizado pelas empresas, é feito por meio das pessoas. Daí a importância de considerar e valorizar o capital humano dentro das organizações, investir constantemente nas pessoas e no desenvolvimento de melhores práticas e processos, sendo o Business Coaching um caminho que pode trazer um retorno significativo se calculado tanto em termos quantitativos como também em termos qualitativos.
Atualmente qualquer pessoa que deseja ter uma carreira profissional de sucesso, precisa assumir efetivamente o papel de protagonista em sua carreira profissional, e este fato traz a necessidade de um pensamento focado em objetivos que façam sentido para cada um, respeite seus valores e sua história de vida, e que efetivamente possa produzir os resultados esperados e desejados.
A dinâmica do mundo, nos dias de hoje, contribui para que o profissional seja responsável por praticar um contínuo desenvolvimento de sua carreira, e o Coaching de Carreira pode auxiliar as pessoas a alcançarem seus objetivos. Este cenário é muito diferente de antigamente onde os profissionais tinham certa estabilidade em seus empregos e seu crescimento profissional estava atrelado de alguma forma ao desenvolvimento e crescimento da empresa onde trabalhava.
O Coaching de Carreira representa um nicho específico do Coaching e pode ser definido como sendo a modalidade de Coaching que foca no desenvolvimento profissional de uma pessoa, podendo ainda ser dividido em diversos subnichos, tais como:
- Coaching para recém contratados;
- Coaching para concursos públicos;
- Coaching de primeiro emprego;
- Coaching de recolocação (após perda do emprego);
- Coaching de aposentadoria;
- Coaching para escolha de profissões;
- Coaching para empreendedores;
- Coaching de mudança ou redirecionamento de carreira;
- Outras modalidades específicas de carreira.
Mesmo estando esta modalidade de Coaching voltada para o lado profissional, não significa dizer que questões pessoais não devam ser consideradas, pois é fundamental se conhecer e se explorar os talentos, valores, crenças e outros fatores influenciadores, motivadores ou mesmo limitadores de desenvolvimento que existem dentro de cada pessoa.
Trabalhar comportamentos, estilos ou mesmo realizar um Assessment pode auxiliar bastante o trabalho do Coach durante o processo de Coaching, e devem ser realizados com base no resgate da história do coachee, sua identidade, levando em consideração suas metas e desejos, seu networking, uma análise de competitividade, planejamento e execução de tarefas, gerenciando progressos e convidando o coachee a viver o futuro no presente.
Quando o Coaching de Carreira estiver voltado para pessoas que estão fora do mercado de trabalho, ele irá focar ainda mais nas habilidades, talentos e vocações do coachee, pois assim irá auxiliá-lo a atingir seu estado desejado.
Em geral, devemos levar em consideração que existem três momentos na carreira de qualquer pessoa:
- Ascensão – momento que é preciso saber se comportar adequadamente e de forma proveitosa. Sua performance normalmente é positiva, alto nível de confiança, coragem, euforia, capacidade e realização;
- Estagnação – momento que é preciso se estimular o desenvolvimento, pois a performance do profissional tende a estar desfavorável, sem crescimento, tanto pessoal como profissionalmente;
- Mudança – momento de inquietude ou turbulento, onde o profissional objetiva a mudança para um novo trabalho (empresa ou posição), o que pode provocar certa ansiedade.
Para cada uma desses momentos, deve o coach adotar uma linha de conduta que auxilie seu coachee a atingir o resultado que ele mesmo quer para ele, lembrando-o que somos sempre resultados da escolha que fizemos ao longo de nossa história e/ou carreira.
Importante destacar que os processos de Coaching de Carreira possuem um início, meio e fim já predefinidos, e por isso, seus resultados são mais acelerados e expressivos, além de poder oferecer um feedback verdadeiro ao coachee, o que potencializa ainda mais o processo.
O Coaching Executivo pode ser considerado um processo individualizado que suporta as lideranças, conduzindo por um profissional capacitado (o coach), com o objetivo do desenvolvimento pessoal e profissional do coachee (cliente), seja por meio da melhoria de performance, aprimoramento de competências, referencial para decisões de mudanças na própria carreira ou ainda, a preparação para abertura de novos ciclos na vida de um profissional.
É uma modalidade direcionada a empresários e executivos e se diferencia sensivelmente do Coaching de Carreira por focar no desenvolvimento do indivíduo, suas habilidades e competências para o alcance de alta performance dentro das empresas, e que envolve uma terceira parte, a própria empresa. Por isso, não objetiva trabalhar a carreira do executivo no sentido de uma nova oportunidade profissional ou guinada em sua trajetória profissional fora da organização, mas sim, potencializar o próprio profissional para produzir resultados mais efetivos e eficazes para a organização, seja nas atividades atuais ou na preparação para novos desafios internos.
click aquiEm outras palavras, o Coaching Executivo é uma relação de construção entre coach, coachee e empresa para alcance de um conjunto de metas definidas formalmente em um acordo no processo de Coaching, objetivando o aumento do desempenho do profissional e melhorando a efetividade dentro da empresa.
Além disso um processo de Coaching Executivo também trabalha aspectos pessoais da vida do coachee, isto porque melhoras de ordem pessoal permitem os executivos gerenciarem melhor seu tempo, entre outros fatores que permitam um melhor convívio e adequação com familiares, família, colaboradores, pares e chefes, nos diversos papéis exercidos por ele em sua vida.
Não se deve confundir o Coaching Executivo com outros recursos que de forma semelhante também são aplicados a profissionais, executivos e líderes, tais como o Counseling e o Mentoring, entre outras técnicas, pois possuem características diferentes. O Coaching tem seu foco em promover um movimento de dentro (reflexão) para fora (ação) e que envolve fundamentalmente, o engajamento e a motivação do coachee.
Com base nisso, devemos considerar que o Coaching Executivo não consiste em dar conselhos, nem é consertar as coisas e tampouco resolver problemas. É muito mais do que isso, pois trabalha na busca de clareza e das habilidades necessárias para fazer mudanças na vida das pessoas, inspirando-as a maximizar seu potencial profissional e pessoal.
Uma definição que considero expressa bem e de forma resumida o Coaching Executivo, é o da Universidade de Stanford: “Coaching Executivo é um método baseado na investigação para o desenvolvimento pessoal e profissional, com o objetivo de criar consciência, gerar ação e facilitar o aprendizado e o crescimento. Seu foco está em melhorar a performance, ajudando os indivíduos a desenvolver e manter novas perspectivas, atitudes, habilidades e comportamentos”.
Temos no Brasil um grande volume de micro e pequenas empresas, muitas delas familiares, e esta característica potencializa demais a existência de um mercado para atuação do Executive Coach, seja para trabalhar problemas de ordem pessoal que são passados para dentro das organizações, seja na busca da melhoria dos resultados financeiros ou até planos sucessórios.
Vale destacar mais uma vez, que o Executive Coaching trabalha também no sentido de ajudar o cliente a administrar de forma assertiva e efetiva seu tempo, liderar com a confiança de seus colaboradores, delegar atividades com sucesso, tomar decisões com mais facilidade, dar e receber feedback, e também solucionar conflitos interpessoais.
E a busca do equilíbrio do profissional pode compreender uma ou mesmo diversos dos itens destacados a seguir:
- Desenvolvimento de competências, capacidades e habilidades;
- Desenvolvimento de uma liderança efetiva e eficaz;
- Maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional;
- Melhoria na comunicação e nas relações;
- Aumento de responsabilidade pelas ações tomadas;
- Adaptabilidade às mudanças e aumento de flexibilidade e performance;
- Aumento da capacidade de desenvolvimento dos colaboradores;
- Aumento da criatividade e busca de soluções;
- Identificação e eliminação de bloqueios e paradigmas;
- Melhoria do clima organizacional.
E para as organizações os benefícios também podem ser diversos, tais como:
- Melhoria na retenção, recrutamento e descoberta de talentos;
- Redução de turnover;
- Melhoria no ambiente empresarial;
- Desenvolvimento de executivos-chave;
- Planejamento de sucessão;
- Mais comprometimento entre os colaboradores;
- Melhor desenvolvimento de parcerias de negócios;
- Crescimento sustentável e contínuo do negócio;
- Resultados acima da média do mercado;
- Referência no mercado na adoção de técnicas e cultura de Coaching.
E para uma melhor visualização das principais necessidades ou demandas dos processos de Coaching Executivo, abaixo é destacado um resumo dos papéis ou foco de trabalho que podem ser trabalhos pelo Coach Executivo:
- Coaching de Skills / Competências – Possui foco em um projeto atual do coachee, podendo ser um método, estratégia ou comportamento;
- Coaching para Habilidades – Possui foco e atenção especial às tarefas e habilidades específicas do executivo a serem aprimoradas e/ou desenvolvidas;
- Coaching de Performance – Possui foco na efetividade do coachee em seu cargo atual, buscando a melhoria no contexto profissional/pessoal;
- Coaching de Desenvolvimento – Com foco em um cargo futuro e no desenvolvimento profissional para a promoção e aproveitamento de oportunidades;
- Coaching de Negócios – Com foco no desenvolvimento de um líder capaz de examinar e discutir situações confidenciais e/ou restritas da empresa;
- Coaching para agenda dos Executivos – Com foco nas necessidades do executivo, seja para atender algo específico, pessoal ou profissional.